quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Cozinhar de forma inteligente - Outubro mês da poupança

Outubro é considerado o mês da poupança e, quando começou, eu prometi a mim mesma que iria fazer alguns posts sobre o tema. Pois que, olho hoje para o calendário e para a minha agenda e ainda não tinha feito nenhum. Infelizmente o tempo não chega para tudo...
A verdade é que abordo este tema ao longo do ano todo e talvez por isso, não tivesse a motivação necessária para fazer algo especial. Mesmo assim não quis deixar o mês terminar sem fazer um artigo com algumas dicas e truques de poupança, que espero honestamente, vos seja útil.


Sopas pré-preparadas:
Abasteça-se de legumes da época (são sempre mais baratos, o melhor exemplo é a curgete que no inverno chega aos 5€ o quilo). Em casa, separe-os, lave-os e corte-os, tendo em conta o tipo de sopas que pretende preparar. Depois é só colocar em sacos de congelação devidamente identificados. Podem congelar os legumes individualmente ou as misturas para sopas. Já falei aqui no blogue sobre como costumo fazer (ver aqui).

Carne picada:
Além de render muito mais, pode ser utilizada para a confecção de diversos pratos. Para tornar a receita ainda mais económica, pode misturar carne de vaca com carne de porco (metade-metade). Eu costumo aproveitar as promoções em carne, escolho a peça que quero e peço para picar. Em casa trato do resto.
Algumas sugestões sobre o que fazer com carne picada (aqui e aqui).

Molho de tomate:
É verdade que já não estamos na altura do tomate mas, deixo aqui esta minha sugestão. 
Aproveite os tomates maduros para fazer molho (ver receita aqui). Guarde-os em frascos e congele. Tem sempre molho de tomate pronto a utilizar. 
É ideal para pizzas, lasanhas, todo o tipo de massas, ou para dar sabor aos seus cozinhados.

Conservar limões:
Também já aqui vos falei dos meus limoeiros e de como os conservo (aqui). Para além disso, deixo-vos ainda a sugestão de fazerem lemon curd. Este creme tem muitas utilizações (e encontram inúmeras sugestões aqui no blogue, é só procurar) mas podem, por exemplo, rechear uma tarte/torta, bolos, bolachas, crepes, scones, entre muitas outras coisas. 
Receita de lemon curd aqui.

Eu espero que algumas destas dicas/truques vos seja útil. Já sabem que ao longo de todo o ano eu vou partilhando mais experiências, por isso é só seguirem o blogue e ficarem atentos. Deixem também as vossas dicas na caixa de comentários, prometo que faço um post com elas ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário