segunda-feira, 23 de março de 2020

Como poupar nas idas ao supermercado

Imagem retirada da internet
Já vos aconteceu de entrar no supermercado para comprar ovos e sair de lá com um saco cheio de compras e uma pipa de massa gasta? A verdade é que eu acho que isto acontece a toda a gente, mas pode deixar de acontecer.
Eu noto que, quando não planeio as minhas compras, acabo por gastar mais dinheiro e, muitas vezes, não compro o que realmente necessito. 

Com um pouco de planeamento podemos tornar a tarefa de ir às compras mais fácil e menos dispendiosas. 
Deixo-vos com algumas dicas :)

1. Faça uma lista e leve-a consigo
Sem dúvida que a primeira dica tinha de ser a lista de compras. Faça a lista com tudo o que necessita e respeite-a. Desta forma não se irá esquecer de nada que realmente lhe faz falta e evita comprar artigos que não estão na lista, poupando dinheiro. 

2. Utilize um carrinho de compras mais pequeno
Passo a explicar, alguns estudos mostram que carrinhos de compras maiores incentivam os compradores a comprarem mais. Existem até, alguns supermercados em que os carrinhos aumentaram de tamanho. 
Sempre que lhe for possível utilize uma cesta em vez de um carrinho. Por vezes a falta de espaço é o suficiente para evitarmos comprar coisas supérfluas. 

3. Foque a sua atenção naquilo que vai buscar ao supermercado. A entrada da loja e o corredor central estão sempre preparados de forma a incentivar os clientes a comprar por impulso. 
O melhor a fazer é ir directamente aos corredores dos artigos que precisa e evitar desviar as atenções.

4. Compre marcas brancas
Esta é daquelas dicas que está por toda a parte, não é novidade para ninguém mas eu vou explicar como faço. Regra geral compro marca branca mas, antes de ir às compras faço o meu trabalho de casa. Vejo se tenho vales e cupões e olho para o folheto semanal, com olhos de ver. Numa das semanas anteriores eu tinha um cupão de 35% de desconto para as cápsulas de Skip. Na loja, as embalagens estavam com 50% de desconto imediato e por isso, acumulava com o meu cupão. Fiz as contas e cada cápsula ficava mais barata do que a marca branca, então optei por comprar várias embalagens, para mim e para a minha mãe e assim fazer stock. 
É este o meu conselho. Tenham sempre como base os preços dos artigos de marca branca e façam as contas para ver se o de marca fica mais barato. No caso de ficar, optem pelo mais barato. 

5. Se há coisa de que fujo é das frutas e legumes, embalados e prontos a comer. O preço é muito mais elevado e é uma tarefa que eu faço em pouco tempo. Já, por várias vezes vos disse que, compro a alface, lavo-a, seco-a bem e guardo numa caixa hermética. Corto couve roxa em juliana, ralo cenouras, levo tomate e guardo tudo em caixas, pronto a usar. Aguenta bem a semana toda e fica muito mais em conta. 
Os legumes para a sopa é igual. Quando tenho muita quantidade até congelo em sacos com a dose necessária para uma vez. 
Não compro queijo ralado. Prefiro comprar um pedaço de queijo e ralar. Se a quantidade for muita, divido por caixas herméticas e congelo. Depois é só retirar do congelador, colocar no frigorífico e deixar descongelar para usar. 

6. Compre produtos locais e da estação.
Repitam comigo: compre produtos locais e da estação. Sem dúvida que são mais baratos e, para além de pouparmos a nossa carteira, poupamos também o ambiente. Já viram quanto custa um quilo de cereja no Inverno? E qual a sua origem? Pensem bem antes de comprar!

7. Os famosos artigos com etiqueta cor de rosa. Quando vou às compras tenho muita atenção com estes artigos. Por vezes compra-se carne em perfeitas condições a metade do preço. Chego a casa e congelo, por isso não tenho problemas em comprar com este desconto.
Ainda no fim de semana passado encontrei um queijo com esta etiqueta. O prazo expirava apenas dali a 3 dias e ele veio comigo para casa. Fez parte do nosso lanche-ajantarado de Domingo e poupei metade do valor. 
O meu conselho, tenham atenção a estes artigos. 

8. Olhe para cima e para baixo quando faz compras.
Alguns de vocês podem estar neste momento a rir mas isto é verdade. Quando vão às compras olhem sempre para cima e para baixo. Estrategicamente, os supermercados colocam os artigos mais baratos na parte de cima e de baixo das prateleiras, deixando ao nível dos olhos os mais caros. Então lembre-se, olhe sempre para cima e para baixo e compare os preços (é boa ideia ter uma calculadora e comparar o preço por quilo, litro e unitário).

Estas são as dicas que me lembro neste momento, talvez um dia me lembre de mais algumas e faça um novo artigo. Espero pelos vossos comentários e se tiverem mais dicas do género, por favor, partilhem com todos nós, para isso usem a caixa de comentários.

Sem comentários:

Enviar um comentário